domingo, 14 de abril de 2013

REVISÃO PARA A PROVA

Me desculpem o atraso pessoal, mas não tive tempo de colocar antes!! Mas tudo que está na revisão está no caderno de vocês e no blog.

LEMBRETE: A revisão são só os tópicos sobre o que irá cair na prova, por isso estudem pelos textos mais elaborados no blog e no caderno de vcs.

No exercício em que colocarei uma obra para vcs me dizerem seu nome e seu artista, vcs podem colocar somente o sobrenome do artista.

- CONTEÚDO PARA PROVA:
    Renascimento e fases do Renascimento
    Rococó
    Barroco
    Neoclassicismo
    Romântico
    Realismo


RENASCIMENTO
• Progressos da Ciência;
• Grandes Navegações;
• Nascimento do Capitalismo e ascensão da burguesia;
• Racionalidade, ideal humanístico, o rigor científico, otimismo e o antropocentrismo.
          • Profundidade, perspectiva, proporções, claro-escuro, realismo (homem como seu  próprio Deus).
 Estudo do corpo humano através de biópsia

Leonardo da Vinci (1452-1519), Retrato de Lisa Gherardini, esposa de 
Francesco del Giocondo, 1503-1506 (dito Monalisa ou La Gioconda)


 Michelangelo Buonarroti, Capela Sistina, 
Vista do Altar Mor, 1475-1541, Afrescos

Raffaello Sanzio,Madonna da Sistina, 1513-14, 
ost, 270 x 201 cm, Gemäldegalerie, Dresden


Masaccio, Santíssima Trindade, 1425-28, afresco, 
667 x 317 cm, Santa Maria Novella, Florença, Itália


  Jan van Eyck, Retrato de Giovanni Arnolfini e sua esposa, 1434
osm, 82 x 60 cm, National Gallery, Londres

Sandro Botticelli, O nascimento de Vênus, c1485, 

tempera sobre tela, 172,5 x 278,5 cm, Galleria degli Uffizi, Florença

- FASES DO RENASCIMENTO:
    Trecento
   Quattrocento
   Alta Renascença
   Cinquecento

- MANEIRISMO:
    • Foi marcado pela Reforma Protestante,
    •Novas formas de pinturas, já que a Reforma impede a existência de pinturas ou esculturas de santos em igrejas. 

- BARROCO:
  Marcado pela Contra- Reforma, a igreja católica em resposta aos protestantes, cria mais templos e igrejas a fim de atrair mais fiéis, a arte tinha que convencer, conquistar e impor admiração das pessoas.
  Dramatização: contraste de luz e sombra, o exagero e os artifícios cênicos, o mais pitoresco possível.

  Barroco na Holanda
- Se dedicavam a pinturas de retratos (países protestantes não pintam figuras sagradas).
- Gêneros  de pintura - cada artista se dedicava a um tipo de pintura, retratos ou paisagens etc..
- Fiéis a realidade em seu entorno retratando exatamente o que viam

  Barroco na França
- Momento de luxo para o país
- O Rei Luís XIV embeleza a França, causando grande revolta ao povo.

 Georges de La Tour, Madalena com fumaça da chama c. 1640, 
ost, 117 x 92 cm, Los Angeles County Museum of Art, LA

 Georges de la Tour, Adoração dos pastores, c. 1644, 
ost, 107 x 131 cm Musée du Louvre, Paris


Palácio de Versalhes

- ROCOCÓ:
    •Evolução do Barroco
    •Cores suave e de tom pastel
    •Busca por formas leves e delicadas
    •Futilidade e frivolidade.
    •Prazer e diversão.
    •Aparência.
    •Decorativo
    •Burguesia

 Jean-Antoine Watteau, Reunião no parque, 1716-17, 
osm, 32 x 46 cm, Musée du Louvre, Paris

Jean-Honoré Fragonard, O balanço, 1767
ost, 81 x 64 cm, Wallace Collection, Londres

- NEOCLASSICISMO
Academicismo - Belas artes
Cópia dos artistas clássicos gregos e renascentistas italiano
convencionalismo e o tecnicismo
Interesse pela História e pintura de temas heróicos (Revolução Francesa).
Referencia a arte clássica
Iluminismo- razão sobre a fé, progresso

 Jacques-Louis David (1748-1825), À Marat, 1793
ost, 165 x 128 cm, Musées Royaux des Beaux-Arts, Bruxelas

                                            Jacques Louis David, O rapto das Sabinas
                                                1799, ost, 385 x 522 cm, Louvre, Paris

Jacques-Louis David, Napoleão nos Alpes 1801 
ost, 260 x 221 cm, Musée National du Château de Malmaison, Rueil
- ROMANTISMO:
•Final do século XVIII e início do XIX.
•Crença no valor supremo da experiência individual.
•Reação ao racionalismo iluminista e ao estilo neoclássico.
•Emoção, subjetividade, introspecção, atração pelas forças da natureza e pelo exótico.
•Sublime.
•Procuravam se libertar das academias em favor da livre expressão e personalidade do artista
 Goya, 03 de maio 1808, 1814, ost, 266 x 345 cm, Prado, Madri

 Friedrich, O mar de gelo, 1824, ost, 97 x 127 cm, KunsthalleHamburg


Friedrich, O monge à beira-mar, 1809, 
ost, 110 x 172 cm, Nationalgalerie, Berlin


Turner, Tempestade de neve: Aníbal e o Exército atravessando os Alpes
1812, ost, 145 x 236,5 cm. Tate Gallery, Londres 

Turner, Tempestade de nevenavio à entrada do porto
c 1842, ost, 91 x 122 cm, Tate Gallery, Londres


Turner, Chuva, vapor e velocidade – O grande caminho de ferro Ocidental,
1844, ost, 91 x 122 cm, National Gallery, London


- REALISMO:
•  Surgiu em meados do século XIX.
•  Iniciou-se na França.
Características: Revolta contra os temas históricos, mitológicos e religiosos tradicionais em prol de cenas ligadas à vida (moderna) ou às atividades do homem comum.

 
Courbet, Bonjour Monsieur Courbet, 1854, 
ost, 129 x 129 cm, Musée Fabre, Montpellier


 Courbet, Moças à margem do Sena, Verão, 1857, 
ost, 174 x 200 cm, Musée du Petit Palais, Paris

Daumier, Vagão de Terceira Classe, 1860-63, 
ost, 65 x 90 cm, Metropolitan, Nova York

Millet, As respigadeiras, 1857, 
ost, 85,5 x 111 cm, d'Orsay, Paris


Um comentário:

  1. flavia é bom estuda esse negocio ai ou só aquele texto que vc fez resumido

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